Sarau Literário tem como tema homenagem ao dia do índio, do livro e o descobrimento do Brasil

Padrão

Imagem

O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima convida a todos para o Sarau Literário em comemoração ao dia do índio, do livro e o descobrimento do Brasil, que ocorrerá nessa quinta feira, 18 de abril, a partir das 16 horas.

Nessa nova gestão, o Centro de Cultura tem como foco a ocupação do espaço pela própria população de Vitória da Conquista, a fim de que a cultura local seja pensada, produzida e disseminada pelas próprias pessoas daqui.  O Sarau Literário será realizado no foyer do Centro de Cultura.

“Curumim chama cunhatã que eu vou contar”

O dia do índio, marcado pelo 19 de abril, é comemorado em todo o país com o intuito de valorizar a cultura indígena e refletir sobre o desrespeito e diminuição que a população vem sofrendo com o passar dos anos. A data foi estipulada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943.

Na literatura, a primeira fase do romantismo, também conhecida como fase indianista, é marcada pela abordagem ao índio e suas peculiaridades. Autores como José de Alencar e Gonçalves Dias são consagrados por abordarem esse tema.

“Quando Pero Vaz Caminha descobriu que as terras Brasileiras eram férteis e verdejantes, escreveu uma carta ao rei: tudo que nela planta, tudo cresce e floresce”

Ainda hoje, a data de 22 de abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras. Essa, talvez, seja uma das datas mais importantes para a história do país. Importantes escritores brasileiros abordam sobre a descoberta do Brasil em suas obras.

“Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso é o que pode lançar mundos no mundo”

O dia 23 de abril é conhecido mundialmente como o dia do livro. Proposto e organizado pela Unesco para promover o prazer da leitura, o dia do livro aparece como extrema valia para também homenagear os grandes escritores. No Brasil, inúmeros poetas se destacam no cenário mundial. Ferreira Gullar, Clarice Lispector, Manoel de Barros, Cecilia Meireles são alguns deles. Seus livros são traduzidos para vários idiomas, alcançando assim pessoas de distintas culturas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s